O Adolescente, Dostoiévski

O adolescente, publicado em 1875, é um dos cinco grandes romances de maturidade de Dostoiévski, ao lado de Crime e castigo, O idiota, Os demônios e Os irmãos Karamazov. Sua estrutura moderna, fragmentária, baseada nas memórias do protagonista, revela toda a genialidade do escritor, então no auge de seu talento. Nesta obra é analisado o contexto social, capitalista e a estrutura familiar, sendo esta investigada como uma família casual.

Ministrante: João Armando Nicotti

Minicurrículo: Licenciado pela UFRGS em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; foi professor de Literatura nos Colégios Americano, Anchieta, Israelita, Leonardo da Vinci (Porto Alegre e Caxias do Sul) e Rosário, assim como de pré-vestibulares na capital e no interior, integrante da Equipe de Correção da questão de Redação da Prova da UFRGS (1989-1997) e da Equipe de Apoio às equipes de Correção da questão de Redação da UFRGS (1997); integrante do Conselho Consultivo do Projeto Texto e Contexto da Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e da Literatura; crítico literário do vídeo número 1 do Projeto Texto e Contexto sobre a obra de Luiz Antonio Assis Brasil pela Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e da Literatura (1991); curso de extensão de Língua Russa (UFRGS).

Sumário:

  • Vídeo 1 – O adolescente e o Romance de Formação. No contexto dos considerados romances gigantes de Dostoiévski: Crime e castigo, O idiota, Os demônios e Os irmãos Karamázov.
  • Vídeo 2 – Tema e Subtemas: Adolescência e a Tríade “Família, Social, Literatura”. O tema principal de O adolescente e seus importantes subtemas entrelaçados: a adolescência, a família em desordem, o capitalismo e a própria construção do romance.
  • Vídeo 3 – Arkadi Dolgorúki, a Família e a Telemaquia. Arkadi Andrêievitch Dolgorúki, suas famílias e a busca paterna como referencial de formação.
  • Vídeo 4 – Arkadi Dolgorúki e as buscas pelo poder e pelo dinheiro. Afinal, é possível separá-los? Arkadi Andrêievitch Dolgorúki e a conquista do dinheiro versus a conquista do poder sobre o dinheiro dentro de um projeto associal.
  • Vídeo 5 – Adolescentes da Geração de 1860/1870 versus Geração de 1840. Os adolescentes da geração de 1860/1870 e seus ideais capitalistas na Rússia do século XIX versus a geração de 1840 e seus idealismos representados no enredo dostoievskiano.

 

Rolar para cima